AfD ASSUME COMISSÕES NO BUNDESTAG
 

 

 AfD assume presidência da Comissão de Orçamento no Bundestag

SPIEGEL ON-LINE

23 de janeiro de 2018

Justiça, Turismo e Orçamento: Essas são as três Comissões do Bundestag controladas pelo AfD. A distribuição seria capaz de levar à formação de um Governo, mas mudanças ainda podem ocorrer.


O AfD ganhou a presidência da Comissão de Orçamento, que é a principal do Bundestag. Além disso, o partido assumiu as Comissões de Justiça e Direito do Consumidor, assim como a de Turismo. Isso alicerça e assenta a bancada do AfD.
Já há uma semana atrás, o partido havia anunciado a sua reinvidicação pela presidência da Comissão de Orçamento, no caso da ocorrência da Grande Coalizão, também chamada de GroKo.

As Comissões no Bundestag, normalmente, também refletem a divisão de atribuições internas do governo. A presidência da importante Comissão de Orçamento, em via de regra, torna mais forte a bancada de oposição.

Numa repetição de uma Grande Coalizão, essa oposição mais forte, seria representada pelo AfD. Por causa da longa e considerável demora na formação do novo governo, o Bundestag já fez a distribuição das Comissões.

Por hora, ainda não está claro, quem da bancada do AfD ocupará os cargos como presidente. O Secretário – Chefe do AfD no Parlamento, Bernd Baumann, disse que a sua bancada está feliz em receber as principais comissões, sendo a maior bancada de oposição no Parlamento. Ele acrescentou: “Eu me lembro da infeliz Lei de Melhoria e Afirmação das Redes Sociais, a qual nós estávamos dirigindo a Comissão”.

A distribuição das Comissões é provisória


O procedimento da repartição das Comissões, será definida mais adiante. O UNION (CDU/CSU) ficará com a presidência da Comissão de Política Externa e Europa , Interior, Agricultura, Comércio,Economia e Finanças, Saúde e Desenvolvimento, assim como a Comissão das Petições. O SPD ganhou a Comissão Social e Trabalho, Defesa, Educação e Pesquisa, Cultura e Esporte.
O FDP deverá ficar com a presidência das Comissões para Finanças, Agenda Digital e Direitos Humanos. Os Verdes ficarão com a presidência da Comissão de Transporte e Digitalização, assim como a da Preservação da Natureza e Meio Ambiente. O Die Linke ficará com a presidência das Comissões para Economia, Energia e da Família.

AfD já fracassou em 2 postos parlamentares

As discussões sobre se o AfD deve receber a presidência da Comissão de Orçamento, avançam. Devido ter um significado marcante, o fato está sendo classificado como “ O Comitê Real do Parlamento”. Desde a sua chegada ao Bundestag, o AfD já fracassou em 2 oportunidades, em postos importantes do Parlamento e enfrenta a resistência das outras bancadas.


O candidato do AfD para assumir o Comitê do Serviço Secreto no Parlamento, Roman Reusch, fracassou em votação realizada na semana passada, enquanto que os candidatos das outras bancadas receberam votos o suficiente. Em outubro passado, o candidato do AfD para o cargo de vice-presidente do Bundestag,

Albert Glaser,também obteu um revés, não alcançando votos suficientes.

Os presidentes das Comissões não serão eleitos pelos integrantes das mesmas, mas sim nomeados. Conforme estabelecido no Regulamento do Parlamento, as Comissões serão constituídas observando-se o quórum e os requisitos para a presidência.


Tradução - Márcio Alexandre:  https://ma-traducoes.webnode.com/