FRAUKE PETRY FUNDA NOVO PARTIDO
 

 

Petry e seu marido abandonam o AfD


DIE ZEIT

26 de setembro de 2017


A presidente do AfD, Frauke Petry quer abandonar seu partido, assim como seu marido Marcus Pretzell, chefe do partido em Nordheim Westfallen



A presidente do AfD, Frauke Petry irá sair do seu partido. “É óbvio que este será um passo bem sucedido”, disse ela na cidade de Dresden. Petry, entretanto, não mencionou o exato momento em que isso irá ocorrer e, além disso, demitiu-se do cargo de presidente da bancada do AfD no Estado de Sachsen.

O também diretor parlamentar da bancada do AfD em Sachsen, Uwe Wurlitzer e a vice-chefe Kirsten Muster entregaram seus cargos. Wurlitzer disse em Dresden que os três querem na terça-feira realizar o procedimento de desligamento, dando como justificativa, muitas diferenças internas no partido.

O chefe do AfD em Nordheim-Westfalen e companheiro de Petry, Marcus Pretzell, irá também abandonar o partido. Segundo Michael Schwarzer, porta-voz do AfD em Düsseldorf, os próximos passos a serem tomados serão informados numa próxima assembléia do partido.

Petry já tinha informado no dia após as eleições, de que não iria assumir uma das cadeiras do AfD no Bundestag. Mais cedo, integrantes do partido, deram felicitações à candidata principal Alice Weidel. Em conseqüência disso, eles recomendaram Frauke Petry a se desligar-se do partido.

Frauke Petry, chefe estadual da bancada do partido em Sachsen, venceu junto ao seu eleitorado em Osterzgebrige como candidata direta. Ela poderá manter seu mandato no Bundestag, mesmo que ela se desligue do partido, assim como aqueles que foram convocados pelas listas e que saíram dos partidos ou de suas bancadas.


A decisão de Petry deverá ser naturalmente aceita


A decisão de Petry em abandonar o partido deixou os integrantes do AfD surpresos. Quando a chefe do partido se deu por si, ela ficou isolada do partido. A sua tentativa em obrigar o AfD a tomar um caminho real da política, fracassou na convenção do partido, em Colônia. Os delegados do partido não aceitaram a proposta de Petry para a ordem dia.

Na disputa eleitoral para o Bundestag, Petry não assumiu um papel relevante. O co-presidente do AfD, Jörg Meuthen, já tinha avisado que seria a favor de uma candidatura dupla, como disposto no estatuto do partido, apenas se Petry não quisesse mais prosseguir com a sua candidatura.


Tradução: Márcio Alexandre

Nota do tradutor: Frauke Petry anunciou a criação de um novo partido no dia 12/10/2017 chamado de “Die Blaue Partei” ou Partido Azul traduzindo para o português. Segundo ela, o novo partido manterá as raízes conservadoras, porém imune à política feita na Alemanha e na Europa.