ALEMANHA: AfD PERDE APOIOS
 

 

AfD perde aprovação

DIE ZEIT

29 de março de 2017

No período das eleições estaduais no ano passado o  AfD atingia os dois dígitos nas pesquisas. Agora eles estão afundando e possuem por volta dos 7%

Segundo as pesquisas de opinião, o Alternative für Deutschland segue decaindo em número de eleitores favoráveis ao partido. Em um levantamento feito pelo Instituto de Demoscopia Allensbach, a pedido do jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, o AfD possui 7% das intenções de voto. Este é o mais baixo valor atingido, desde novembro de 2015.

Em uma pesquisa feita pelo  Instituto Forsa [1] para o  Stern [2] e  RTL [3], mostrou-se o mesmo necessário. O AfD perdeu na última semana, 2% dos 7%. Do mesmo modo, essa é a mais baixa posição desde novembro de 2015. No ano passado, nas eleições estaduais, o AfD alcançou resultados de 2 dígitos por diversas vezes.

O  UNION [4] permanece como a maior força nas pesquisas, mesmo que sua vantagem para os social-democratas do SPD tenha diminuído. Nas pesquisas do Instituto de Demoscopia Allensbach, o CDU e o CSU, em comparação a fevereiro, aumentaram 1% das intenções de voto. O SPD ganhou 2,5% em 33%. O Forsa vê atualmente o UNION sem alterações nos 34% e os social-democratas do SPD com 32%, tendo um aumento de 1%.

Como 3ª força, segue na corrida pelo Bundestag, o partido Die Linke com 8%. Os Verdes e o FDP, segundo o Allesbach, perderam 0,5% , e estão agora respectivamente com 7,5%e 6,5%. A pesquisa foi feita entre 6 e 19 de março, portanto ainda antes das eleições se Saarland.

O Forsa destaca que os Verdes permanecem com 7% e o  FDP [5] com 6%. O instituto Forsa realizou a pesquisa entre 20 e 24 de março, abrangendo 2501 cidadãos alemães.

NOTAS DO TRADUTOR

[1] Instituto de pesquisas da Alemanha.
[2] Alguns dos mais famosos portais de notícias alemães.
[3] Rede de televisão alemã.
[4] Aliança entre os partidos CDU e CSU.
[5] Partido Liberal Democrático da Alemanha.

Tradução: Márcio Alexandre